Sudema classifica 48 praias como próprias ao banho

Sudema classifica 48 praias como próprias ao banho











A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória em 48 praias do litoral da Paraíba classificadas como apropriadas ao banho pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).


De acordo com o relatório semanal, em João Pessoa, os banhistas devem evitar a praia do Manaíra, em toda sua extensão. Na praia do Bessa I, evitar banho 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do maceió. Na praia do Cabo Branco, é bom evitar o banho nos trechos que ficam no final da Rua Gregório Pessoa de Oliveira, 100 m à direita e 100 m à esquerda.


Na praia do Seixas, evitar o trecho que fica 100 metros à esquerda do Rio do Cabelo. Na praia da Penha, é bom evitar 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do riacho do Cabelo. Na praia do Arraial, evitar 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Cuiá. Evitar também a praia do Jacarapé, em toda sua extensão.


Já no município de Pitimbú, deve-se evitar a praia do Maceió, no trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho Engenho Velho. A Sudema ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.


A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por mês, a situação de balneabilidade de 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbú, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.


Fonte: pbagora/Secom-PB

Foto: Francisco França