Educação ambiental da Sudema atendeu 21 municípios paraibanos em 2017







Um dos principais focos de gestão da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) sobre as questões ambientais no estado da Paraíba é a educação ambiental. No ano de 2017, a Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda) da autarquia realizou ações em 21 municípios paraibanos atingindo um público de mais de 16 mil pessoas. Dentre  as atividades, destacaram-se palestras, oficinas, minicursos,  ações voltadas à cidadania,  inclusão e sustentabilidade.
A Ceda buscou investir na diversidade de conteúdo e renovação de público, com palestras; entrevistas sobre sustentabilidade e dicas de combate ao desperdício; comemorações de datas alusivas às questões ambientais; ações sociais voltadas à consciência da população em geral; oficinas de reutilização de material pet e de sabão ecologicamente correto; projetos externos como cursos de “Boas práticas ambientais”, campanhas “Praia limpa”, “Educar para preservar”, “Colônia de férias ambientais”; além de ações de inclusão social e meio ambiente como o projeto “Semeando a inclusão junto às crianças autistas” e parceria com o Hospital de Traumotologia e Ortopedia da Paraíba, quando foram distribuídas lembranças natalinas a partir de material reutilizado.
O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, avalia que o trabalho da educação ambiental é árduo, requer paciência e persistência. “É como o plantio de um agricultor, que escolhe a semente e a planta, e todos os dias cuida dela para dali colher os bons frutos. Mostrar a população a importância da preservação ambiental e criar cidadãos multiplicadores das causas ambientais, vem sendo uma das nossas metas aqui na Sudema”, diz o superintendente da Sudema.
De acordo com a coordenadora da Ceda, Taciana Wanderley, tudo foi feito para promover o acolhimento humanizado nas ações. “Ainda tivemos a continuidade ao projeto interno ‘Vivendo bem’, que buscou capacitar os conveniados em forma de palestras sobre variados temas e atividades psicossociais. Com tudo isso, foi alcançado um atendimento de 16.156 pessoas”, informou Taciana.

Fonte: http://sudema.pb.gov.br