Paraíba

Veja o que abre e fecha durante as festividades de carnaval em João Pessoa

Os festejos de carnaval alteram os horários de funcionamento de shoppings, repartições públicos e estabelecimentos comerciais. Confira o que abre e fecha:
Bancos 
De acordo com a Superintendência do Branco do Brasil na Paraíba, os bancos vão estar fechados na segunda e na terça de Carnaval. O horário de atendimento retorna ao normal às 12h da quarta-feira. 
Trens
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos em João Pessoa (CBTU), no sábado, o funcionamento será normal, indo das 4h30 às 13h33.
No domingo, na segunda e na terça não haverá operação de trem. Na quarta-feira, o primeiro trem de João Pessoa à Cabedelo será às 9h16 e para Santa Rita às 9h30.
Repartições Públicas
Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado 
Durante o Carnaval, nos dias 12 e 13 de fevereiro, o ponto será facultativo nas repartições municipais. No dia 14, quarta-feira, o expediente terá início às 14h.
Por conta das alterações do expediente durante o Carnaval, os veículos oficiais serão recolhidos na sexta-feira (10) e liberados na quarta-feira (14) após as 14h.
Mercados públicos
Os mercados do Bairro dos Estados, Oitizeiro, Rangel, Torre e Cruz das Armas fecham na terça de carnaval e, nos demais dias, funcionam normalmente. No Mercado de Miramar, parte dos comerciantes não vai abrir os boxes na terça, mas a outra parte abre até o meio-dia. O mesmo acontece no domingo, voltando a funcionar normalmente na quarta-feira (14).

Durante o Carnaval, o Mercado de Tambaú vai abrir todos os dias, porém só até 12h, com exceção do sábado e domingo, que deve fechar às 15h. O Mercado de Mangabeira também abrirá durante o Carnaval, em horário normal, mas no domingo deve fechar ao meio-dia. O Mercado do Geisel fecha na segunda e na terça de carnaval, mas na quarta funciona com 50% dos boxes. Já o Mercado Central só não vai funcionar na quarta-feira de cinzas, abrindo parcialmente nos demais dias.

No Mercado do Bessa, a Praça de Alimentação vai funcionar todos os dias, mas o setor da feira só no sábado. Já no Mercado do Alto do Mateus, só não haverá funcionamento na segunda e na terça. O Mercado do Castelo Branco vai abrir normalmente durante o feriado, mas deve funcionar de modo parcial, sem todos os boxes. As feiras livres do Grotão, Mangabeira VII e Mangabeira (Boião), funcionam normalmente durante o feriado. Já a feira do Jardim Veneza não deve acontecer na terça-feira.

Em Jaguaribe, a feira costuma acontecer tradicionalmente às quartas-feiras, portanto na segunda e terça não haverá funcionamento no mercado, que abre normalmente na Quarta Feira de Cinzas. O Centro Comercial de Passagem fecha no sábado às seis da noite e só volta a funcionar na quarta-feira de cinzas. O mesmo acontece com o Centro Comercial do Varadouro e com o Shopping dos Sapateiros.
Shoppings 
Tambiá
No Centro de João Pessoa, o Tambiá Shopping vai funcionar em horário normal neste sábado (9), com lojas das 9h às 20h e praça de alimentação e parque das 9h às 21h.
No domingo (10) e na segunda-feira (11), todo o shopping abre a partir das 12h. Na terça-feira (28) o shopping é fechado, mas reabre a partir das 12h da quarta-feira (1º).

Manaíra e Mangabeira
No Manaíra Shopping, no bairro de Manaíra, e no Mangabeira Shopping, no bairro de Mangabeira, o horário de funcionamento no Carnaval é o mesmo.
No sábado, os shoppings abrem das 10h às 22h30; no domingo, das 12h às 22h; na segunda, terça e quarta, das 10h às 22h.

Mag Shopping
No Mag Shopping, que fica no bairro de Manaíra, no sábado (9), lojas e praça de alimentação abrem das 10h às 22h; parque das 12h às 22h; e cinema das 13h às 22h.
No domingo, segunda e terça, as lojas abrem das 13h às 21h; praça de alimentação e parque abrem das 12h às 22h; e cinema das 13h às 22h.
Na quarta-feira, lojas, praça de alimentação e parque abrem das 12h às 22h. Já o cinema abre das 13h às 22h.

Shopping Sul
No Shopping Sul, que fica no bairro dos Bancários, a praça de alimentação abre das 11h às 21h e as lojas das 13h às 20h durante o sábado.
No domingo, a praça de alimentação abre das 11h às 21h e as lojas das 13h às 20h. Ainda no domingo, haverá um baile de carnaval infantil, das 17h às 19h, com entrada gratuita.
Na segunda e na terça o shopping estará fechado, mas reabre na quarta-feira, com praça de alimentação às 11h e lojas às 13h.

Shopping Sebrae
Situado no bairro dos Estados, o Shopping Sebrae funciona normalmente no sábado, das 9h às 20h. No domingo, na segunda e na terça o shopping estará fechado, mas reabre na quarta-feira às 12h.

Fonte: paraiba.com.br