Palestra com Tito Rosemberg marca Abertura do Pipa Longbrothers Festival

Pipa Longbrothers Festival- Congresso Técnico. Foto Wellington Batista     

Palestra com o Legend do Surf Brasileiro Tito Rosemberg marca Abertura Oficial do evento

Na noite desta sexta-feira (06) o Mezanino do Hotel Madeiro Beach recebeu os atletas que vieram de todo o Brasil para participar do I Pipa Longbrothers Festival, evento apresentado pela Smolder.
Na ocasião Marcelo Bibita, organizador do campeonato, deu as boas-vindas a todos e falou sobre os objetivos e a filosofia do projeto:
“Em janeiro de 2017 eu tive a oportunidade de participar do maior festival de longboard do mundo, na Austrália e fiquei encantado com a atmosfera do evento. Nele havia desde adolescentes a senhores de mais de 80 anos, todos competindo na mais perfeita harmonia em várias categorias diferentes. Aquilo me deixou impressionado e resolvi trazer aquele concento para o Brasil. Chegando aqui, fizemos algumas adaptações e colocamos as ideias em prática no Jeri Longboard Festival, um sucesso tão grande que esse ano o evento foi agraciado com a chancela da CBSurf e a homologação como a 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Longboard Profissional. Agora, nossa intenção é combinar toda essa energia com a atmosfera peculiar da Pipa, esse paraíso natural, e fazermos um evento teste para que no ano que vem, a Praia do Madeiro possa sediar uma etapa do Brasileiro Profissional de Longboard, assim como aconteceu com Jeri, no Ceará”, declarou Marcelo.
Após as homenagens a todos os parceiros e patrocinadores a comissão de arbitragem ratificou que o critério de julgamento será seguido rigorosamente nos mesmos moldes do circuito brasileiro e mundial, sempre privilegiando as manobras clássicas dos pranchões.
E para finalizar o encontro o Legend do surf brasileiro, Tito Rosemberg (71), proferiu uma palestra emocionante onde ele pôde compartilhar com os presentes um pouco da sua história de mais de 40 anos de surf e suas viagens pelos 101 países aos quais visitou.
“Passei a vida inteira imbuído do objetivo de não me tornar um velho careta e ranzinza, como todos os velhos que conheci na minha juventude… Viva intensamente, viva o estilo de vida do surf e procure ter uma vida plena e feliz”, foram algumas palavras do grande mestre da vida e do surf, Tito Rosemberg.
Atualmente Tito Rosemberg reside na Pipa.
O evento inicia neste sábado com a boa ondulação que desde a sexta está bombando boas ondas na Praia do Madeiro.
Confira as categorias e a Programação Oficial
Pro-Am Masculino: 1 Longboard Sargaço Surfboards para o Campeão. Kits Smolder + troféus para todos os finalistas;
Pro –Am Feminino: 1 Longboard Walder Rolemberg para a Campeã. Kits Smolder + Maalai Wetsuits + Kits da Cajú Pratas + Troféus distribuídos entre todas as finalistas;
Legends 50+: 1 Longboard Sargaço para o Campeão. Kits Smolder + troféus para todos os finalistas.
Master Masculino: 1 Longboard Collection Boards para o Campeão. Kits Smolder + troféus para todos os finalistas;
Master Feminino: 1 Bloco Teccel/Longboard para a Campeã. Kits Smolder + Maalai wetsuits + kits Caju Pratas + troféus para todas as finalistas;
Freesurf: 1 Bloco Teccel/Longboard para o Campeão. Kits Smolder + troféus para todos os finalistas.
Programação Cultural
Com uma extensa programação cultural o PIPA LONGBROTHERS FESTIVAL pretende unir todos os presentes em uma confraternização fraterna como o próprio nome do evento sugere, a começar pela palestra de um dos residentes da Pipa mais ilustres para a história do surf mundial, Tito Rosemberg e a apresentação do Aloha Music Project, comandado pelo músico George Noronha (trompetista), na Abertura Oficial do evento, que rolará ao por do sol no Hotel Madeiro Beaach, na sexta (06).
No sábado os trabalhos terão início com a Cerimônia do Ritual das Águas Auêra-Auára, uma celebração às águas e um chamado coletivo à responsabilidade de todos pela preservação de nosso planeta.
Campanha CARTÃO VERMELHO AO MICROLIXO, com a participação do Projeto Tamar.
Plantio da Árvore Símbolo do Festival junto ao Projeto 1000 Árvores da ativista ambiental Marilia Di Cesare, com o apoio do Núcleo Ecológico de Pipa.
Aulas gratuitas de Yoga Integrativa, ministradas por Andréa Araújo (surf & yoga na Pipa) para os surfistas com o objetivo de alongar o corpo, trabalhar a respiração, a concentração e o equilíbrio, trazendo mais foco e consciência para o surf e harmonia para a vida.
Oficina Gratuita de Fabricação de Minipranchas, com o Artista Plástico F. Carlos.
Exposição Vídeo-Fotográfica PIPA 360 Graus onde os artistas através de suas lentes mostram imagens de vários ângulos deste lugar, das pessoas, de suas belezas naturais, suas cores etc.
Show de encerramento com o Aloha Music Project, com Carlinhos Nação, George Noronha e convidados.
Cronograma
07 de julho (sábado)
06h30 Surf Yoga com a professora Andréa Araújo;
07h20 Plantio da árvore símbolo do evento, junto ao projeto 1000 Árvores da ativista ambiental Marília di Cezare;
08h Abertura do evento com o Ritual das Águas Auêra-Auára;
08h30 Início das competições;
09h30 lançamento da campanha CARTÃO VERMELHO AO MICRO LIXO com ação de limpeza e conscientização dos usuários da praia;
10h Apresentação de slack line e início da Oficina de troféus com miniaturas de pranchas de Longboard e hand plants, projetados por Mauriberto Dias (madeireira Jatobá) e ministrada pelo artista plástico Francisco Carlos B. de Sousa;
11h Footsurf torneio entre os surfistas;
14h Futevôlei;
16h Final dos trabalhos na praia;
20h Exposição Vídeo-Fotográfica PIPA 360 Graus na Praça do Pescador e show do Projeto Aloha com Carlinhos nação, George Noronha e Convidados;
22h Encerramento dos trabalhos.
08 de julho (Domingo)
06h30 Surf Yoga com Andrea Araújo;
07h30 Circulo aquático dos Longbrothers e Onda Coletiva;
08h Início das competições;
09h30 Incremento da campanha CARTÃO VERMELHO AO MICRO LIXO com ação de limpeza e conscientização dos usuários da praia;
10h Palestra do biólogo do projeto Tamar Daniel Henrique sobre o cuidado com as tartarugas marinhas e o meio ambiente. Retomada da oficina de mini pranchas;
14h Finais da competição;
15h entrega da premiação.
SAIBA MAIS
MARCELO BIBITA
PIPA LONGBROTHERS FESTIVAL é um evento idealizado e organizado pelo veterano dos pranchões Marcelo Bibita. Referência nacional nas ondas de maré, também conhecidas como Pororoca, Bicampeão e atual líder do Circuito Brasileiro nas categoria Legends (50+). Atualmente, Bibita se dedica, entre outras coisas, a levar a Cultura do Pranchões, através de Festivais Culturais, a lugares com ótimas ondas, mas pouca tradição em eventos de longboard. Essa história teve início quando ele viajou para a Austrália e se encantou com a atmosfera do maior festival de longboard do mundo, o Noosa Heads, no estado de Queensland, no ano de 2017, evento no qual conquistou o vice-campeonato. A partir daí, Bibita adaptou o conceito do evento da Terra dos Cangurus à nossa cultura e tem revolucionado a história dos pranchões em eventos que têm sido apontados como dos mais interativos e engajadores dos últimos anos. A maior prova disso foi a I Etapa do Circuito Nacional 2018, sediado pela primeira vez em uma das praias mais famosas do mundo, mas que nunca havia sido sede de um evento nacional de surf, o Jericoacoara Cultura Longboard Festival, que reuniu e encantou a nata os pranchões brasileiro, como Chloé Calmon, Carlos Bahia e muitos outros participantes ilustres. Marcelo Bibita  é um ativista incansável do surf de pranchão. Sempre buscando se renovar e trazer para seus eventos um pouco do que aprendeu mundo afora, seus certames prezam por uma gama de atividades correlatas ao evento principal, assim como atividades ecológicas, sociais, culturais, ambientais e esportivas, fazendo com que o público e a comunidade interajam pro ativamente, dinamizando e despertando nas pessoas que participam das atividades, sejam elas atletas ou simpatizantes, o sentimento de pertencimento a esse maravilhoso mundo chamado SURFE.
PIPA LONGBROTHERS FESTIVAL é apresentado por Smolder Surfwear, patrocínio Hotel Madeiro Beach, apoio Pousada Pôr do Sol, Macoco Cozinha Artesanal, Restaurante Aprecie, Hostel Piparadise, Maalai Wet Suits, Caju Pratas, , Swell Pipa, Pousada Sossego, Relax, Sertão Vai Virar Mar, Madereira Jatobá, Ohana Store-Greenish,  Blocos Teccel, Dcofibras, Escola Eli golfinha, Walder Rolemberg Surfboards, Sargaço Surfboards, FreeGlass, Ely_Golfinha Escola de Surf, Pousada Vilas deTibau Collectionsurfboards. Apoio institucional da Prefeitura de Tibau do Sul através da Secretaria de Esportes e Cultura. Homologação Federação de Surf do Rio grande do Norte. Apoio técnico Associação de surf de Pipa. Cobertura Site Surfguru, Waves, Craud net, Surfbahia, Blog Manobra Radical/Diário do Nordeste,  Agora RN, Revista Beach Show, Canal Woohoo, Revista Trip. Realização Auêra-Auára Produções & eventos.
George Noronha
Fotos Wellington Batista
https://craud.net