FOTO: ONDASPB

























Trechos de 25 praias da Paraíba estão impróprios para banho, até a próxima sexta-feira (17), conforme relatório semanal de balneabilidade da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Outras 31, do total de 56 monitoradas, estão liberadas, com qualidade da água variando entre satisfatória, muito boa e excelente.
A orientação geral da Sudema é que os banhistas evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

Veja abaixo os trechos que devem ser evitados:

PRAIA DE BONSUCESSO, localizada no município de Lucena, ao fim da Rua Mariano de Souza Falcão, em frente ao estabelecimento comercial Barcaça Eco Pousada.
PRAIA DE LUCENA, localizada no município de Lucena, na Rua Otávio M. Falcão, evitar o banho próximo a desembocadura do riacho.
PRAIA DE PONTA DE LUCENA, localizada no município de Lucena, em frente ao estabelecimento comercial Peixada do Geraldo.
PRAIA DE GAMELEIRA, localizada no município de Lucena, evitar banho na proximidade da desembocadura do riacho Araçá na Rua Porfírio Guedes Lucena.
PRAIA DE FAGUNDES, localizada no município de Lucena, ao fim da Travessa São José.
PRAIA DE COSTINHA, localizada no município de Lucena, na Rua Santo Antonio em frente ao estabelecimento comercial Peixada Peixe na Brasa.
PRAIA DO JACARÉ, localizada no município de Cabedelo, à direita do estuário do Rio Paraíba.
PRAIA DE MIRAMAR, localizada no município de Cabedelo, na Avenida Cassiano da Cunha Nóbrega, em frente ao estabelecimento comercial Bar das Meninas.
PRAIA DE FORMOSA, localizado no município de Cabedelo, ao fim da Rua Monsenhor José Coutinho da Silva, em frente ao estabelecimento comercial Marina Formosa.
PRAIA DE AREIA DOURADA, localizado no município de Cabedelo, logo após ao estabelecimento comercial Marina do Alemão.
PRAIA DE CAMBOINHA, localizado no município de Cabedelo, ao fim da Rua Benício de Oliveira, evitar o banho próximo a desembocadura da galeria pluvial.
PONTA DE CAMPINA, localizada no município de Cabedelo, evitar banho nas proximidades da galeria de águas pluviais que desemboca no mar.
PRAIA DO BESSA, localizada no município de João Pessoa, evitar banho na faixa de 100m à direita e a esquerda nos seguintes trechos: Bessa I, localizada na Avenida Presidente Afonso pena, em frente ao estabelecimento comercial Sorveteria Friandise, evitar o banho próximo ao maceió da praia do Bessa. Caribessa, localizada no município de João Pessoa, evitar o banho nos trechos no fim da Rua Dr. Abel Beltrão, evitar o banho 100 metros à direita, 100 metros à esquerda da desembocadura da galeria pluvial. Bessa II, localizada no município de João Pessoa, 100 metros à direita e à esquerda da residência nº 2001 no fim da Avenida João Maurício.
PRAIA DE MANAÍRA, localizada no município de João Pessoa, evitar banho na faixa de 100m à direita e a esquerda nos seguintes trechos: em frente à quadra de Manaíra, na Avenida João Maurício; 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da galeria pluvial no fim da Ruy Carneiro/Bahamas; em frente à Pousada Verde Mar, na Avenida João Maurício.
PRAIA DO CABO BRANCO, localizada no município de João Pessoa, evitar banho na faixa de 100m à direita e a esquerda nos seguintes trechos: no fim da Av. Monsenhor Odilon Coutinho e Av. Buarque; em frente à Rua Áurea, próximo à galeria pluvial; em frente à rotatória da Av. Cabo Branco; Farol em frente à desembocadura da galeria de água pluvial.
PRAIA DO SEIXAS, localizada no município de João Pessoa, 100 metros à esquerda e 100 metros à direita da desembocadura da galeria pluvial na Rua dos Pescadores.
PRAIA DA PENHA, localizada no município de João Pessoa, evitar banho nos seguintes trechos: 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do Rio do Cabelo e 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do Rio Aratu.
PRAIA DE JACARAPÉ, localizada no município de João Pessoa, trecho em frente à desembocadura do Rio Jacarapé.
PRAIA DO ARRAIAL, localizada no município de João Pessoa, trecho em frente à desembocadura do Rio Cuiá.
PRAIA DE PITIMBU, localizada no município de Pitimbu, evitar banho nas proximidades do fim da Rua da Paz.
PRAIA DO MACEIÓ, localizada no município de Pitimbu, trecho de frente desembocadura do Riacho Engenho Velho.
PRAIA DA GUARITA, localizada no município de Pitimbu, 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura da lagoa.
PRAIA DO AZUL/SANTA RITA, localizada no município de Pitimbu, evitar banho nas proximidades da desembocadura das galerias de águas pluviais.
PRAIA DOS COQUEIROS, localizada no município de Pitimbu, na Rua Almirante Tamandaré em frente ao número 1292.


PRAIA DE ACAÚ/PONTINHA, localizada no município de Pitimbu, evitar banho no Rio Goiana.

FONTE: SUDEMA