Mundo registra mês de fevereiro mais quente da história

Média global da temperatura do ar em fevereiro foi de 13,54°C, afirmou o Serviço de Alterações Climáticas sediada em Bonn, na Alemanha, em seu boletim mensal
Foto: Acervo/Jornal Correio da Paraíba

O Serviço de Alterações Climáticas informou, nesta quinta-feira (7), que fevereiro foi o mês mais quente da história. A média global da temperatura do ar em fevereiro foi de 13,54°C, afirmou a instituição sediada em Bonn, na Alemanha, em seu boletim mensal.

A temperatura está 0,81°C acima da média de fevereiro para o período de 1991 a 2020 e 0,12°C acima do recorde anterior, registrado em 2016. Desde junho de 2023 todos os meses têm batido recorde histórico mensal de temperatura.

Fora da Europa, as temperaturas estiveram acima da média no Norte da Sibéria, no centro e Noroeste da América do Norte, na maior parte da América do Sul, na África e no Oeste da Austrália.

O fenômeno El Niño continuou a enfraquecer no Pacífico equatorial, mas as temperaturas globais do ar marítimo mantiveram-se elevadas.

Previsão para Março

No dia 10 de março, as temperaturas máximas podem ultrapassar 28 °C em grande parte do país, com valores próximos de 37 °C em áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sertão do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Em áreas de Roraima e Pará, os valores podem ser próximos de 40 °C (tons em vermelho escuro no mapa abaixo). Já Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia terão máximas mais amenas.


Fonte: Portal Correio